24 de fevereiro de 2011

Revolta nos EUA – Continuam os protestos em Wisconsin II




O governador republicano Scott Walker, ameaça despedir 1500 trabalhadores da função pública a curto prazo e forçar outros 6000 a abandonarem os postos de trabalho durante os próximos dois anos, se a sua proposta anti-sindical para eliminar os direitos de negociação dos funcionários públicos não for aprovada.

É disto que se trata, mais do que todas as outras medidas propostas para o controlar o défice, esta é um sério ataque aos direitos dos trabalhadores, com a tentativa de abolir os direitos de negociação colectiva, e que está a causar indignação a muitos norte-americanos. Para além de Wisconsin, outros estados preparam-se para colocar em prática medidas idênticas, como em Ohio, Indiana, Tennessee, Illinois, Califórnia, Michigan, Alasca, Iowa e Nova Jersey.



Esta situação já deu origem a diversas manifestações, em várias regiões e tem provocado alguns dos maiores protestos nos EUA desde a guerra do Vietname nos anos de 1960 e 1970. 

Entretanto, Jeff Cox, um Procurador-Geral Adjunto do estado do Indiana, através do twitter, defendeu que a polícia devia usar balas verdadeiras contra os trabalhadores que se manifestam em Wisconsin, alegando que são “inimigos políticos” e “bandidos” que ameaçaram fisicamente quem foi legitimamente eleito, acrescentando: “pode ter a certeza que defendo o uso da força mortal”.
Entretanto a Procuradoria Geral de República anunciou que Jeff Cox foi afastado do cargo, depois de rever as publicações no site Mother Jones.



Sem comentários:

Enviar um comentário