Cinema

Um Profeta




Condenado a seis anos de prisão, Malik El Djebena não é capaz de ler nem escrever. Ao chegar à prisão aparenta ser mais novo e mais frágil do que os outros reclusos. Tem 19 anos. Rapidamente cai no enredo de um gang de prisioneiros Corsas, o que faz prevalecer a sua lei dentro da prisão. O jovem aprende depressa. No decurso das suas “missões”, fortalece-se e ganha a confiança dos elementos do grupo. Mais depressa ainda, Malik usa toda a sua inteligência para desenvolver discretamente o seu plano.







________________________________________________________________________________________________


As Invasões Bárbaras




Uma comédia provocante sobre sexo, amizade e tudo o que nos invade a vida.


Rémy, divorciado e na casa dos cinquenta, é hospitalizado com uma doença terminal. Luise, ex-mulher, pede ao filho Sebastian que regresse o quanto antes de Londres, onde vive agora. Sebastian hesita, pois há alguns anos que ele e o pai não se falam. Por isso decide voltar a Montreal para ajudar a mãe e apoiar o pai.
Assim que chega, Sebastian faz tudo o que está ao seu alcance para aliviar o sofrimento do pai: Põe os contactos a funcionar e interfere com o sistema de todas as formas possíveis. Reúne também, à beira da cama do pai, a pandilha que marcou o passado dele: familiares, amigos e antigas amantes.
Será que mudaram muito? A irreverência, a amizade e o civismo anida estarão vivos? O humor, o prazer e o desejo ainda povoarão os seus sonhos?





________________________________________________________________________________________________


Toto, Le Héros




Através de um mosaico complexo de flashbacks, um velho homem com o nome de Thomas van Hazebrouck lembra da vida e de como alguns eventos poderiam tê-la tornado diferente.
Aos oito anos, Thomas se convenceu que fora trocado na maternidade com outro bebê, seu vizinho Alfred Kant. Ainda na infância, cria o alter-ego Toto - um agente secreto que o acompanhará por toda a vida - que resgatará seu pai e matará Alfred, o homem que, por duas vezes, roubou os amores de sua vida: sua irmã Alice e, mais tarde, Evelyne.
A infância de Toto é repleta de momentos sensíveis e emocionantes diante da ingenuidade do menino no momento em que descobre que sua irmã já tem seios, ao defender seu irmão de uma brincadeira maldosa dos demais garotos da rua ou quando confronta Alfred contando que foram trocados na maternidade.
Inevitavelmente, toda a vida de adulto de ambos é permeada pelos acontecimentos da infância, pelo eterno confronto e, para Toto, por dificuldades em relacionar-se com Evelyne, cuja semelhança com sua irmã Alice é inegável.




Sinopse incapaz de traduzir a dimensão desta obra cinematográfica, tão grandiosa quão esquecida, acentuando a ironia com que premiamos as nossas existências.