21 de outubro de 2010

Gostaste, Maria?




Sendo o zapping um dos meus preferidos “exercícios de sofá”, devo dizer-te que o mesmo não resulta de uma actividade lúdica e espontânea, da qual desde cedo tivesse percebido que daí fosse extrair exagerado deleite. Antes pelo contrário, este meu actual prazer resulta do desespero, tornado vício, com que cada vez mais freneticamente, ia procurando entre as dezenas de canais ao meu dispor, algum onde realmente valesse a pena repousar.
Foi numa dessas expedições, não sei já se na escalada, se na descida, que esbarrei com a miúda que escolhi para inaugurar este nosso espaço de descoberta musical.
Confesso que foi amor à primeira vista.
Conforme referido no site/agência France Info, “Vê-la no palco, com a sua franja, com a sua presença de artista de cabaré, de estrela de Rock dos anos cinquenta… Zaza Fournier é uma mistura de estilos que faz girar pescoços e balançar pernas”, na verdade, aquela fusão entre a paixão de Edith Piaf e a candura da Amelie Poulin, é arrebatadora. 
A Edith Piaf da geração ipod, como já lhe ouvi chamar.
Na verdade Zaza Fournier, produz uma perfeita sublimação do ambiente clássico e burlesco do acordeão, com a audácia do contemporâneo ipod, redefinindo um conceito musical que lhe permite cumprir o desejo por si confessado “de ser tudo, cantora de soul, de rock e romântica. Sobretudo que o disco chegue ao maior número possível de pessoas, um disco popular no sentido nobre do termo, para fazer os amantes chorarem ou cantarem".
E se enamorarem… também das palavras e seus significados.
Porque, te digo Maria, a sensualidade com que esta menina parece querer-nos conquistar, não pode esbarrar na acutilância, intensidade e até violência dos seus versos, mas sim espraiar-se na doce ironia com que nos presenteia.
Tal como os nossos próximos convidados, também a Zaza não cabe nas estantes da Fnac (essa pretensa referência cultural). São as vicissitudes das tais avenidas iluminadas de que te falava…
Deixo-te pois agora, com os SKA-P.

1 comentário:

  1. Não conhecia, passei a conhecer através de vocês, fiquei encantada e passei a ser fã.
    Boa escolha!

    ResponderEliminar