12 de novembro de 2010

Porque a hora é de luta, Maria!




Maria, tenho a certeza que gostaste.


O ska punk é transgressor, alegre e apaixonante. Sobre a origem deste som e não sendo musicólogo, socorro-me de um interessante apontamento com que me deparei:
“Ska Punk é a junção destruidora de dois estilos. Como se o pré-reggae jamaicano encontrasse o punk inglês e resolvessem tirar um som na rua.”
Radicará nesta génese, o descomprometimento formal ou de estilo que o ska punk apresenta, conferindo-lhe uma matriz irreverente e contagiante.
Os SKA-P e oferecem-nos isso e muito mais. Pulpul, Luismi, Julio, Joxemi, Kogote e Pipi, oferecem-nos a força das palavras, a expressão da revolta e a denúncia, sem concessões nem constrangimentos.
A generosidade empregue e o gozo daí extraído por cada um dos membros que integram a banda, tornam-na tão genuína que ao público apenas resta a retribuição, até que o corpo ou a voz, não mais o possam, e em que cada concerto é sentido como se fosse o último. Uma retribuição avassaladora e descompensada, feita de “moches”, gritos, abraços, corpos dançando freneticamente, punhos erguidos e a certeza que encontraremos a formula de mudar o mundo.


Pronta para o combate?
Porque a hora é de luta, apresento-te de seguida Boikot.



1 comentário:

  1. Grande malha. Adoro.
    Vi-os na Festa do Avante e também em Espanha.
    São sensacionais, subscrevo o post.
    É tal e qual...

    ResponderEliminar