22 de fevereiro de 2011

Revolta nos EUA – Continuam os protestos em Wisconsin


                                                                                                                                      
Dos protestos que duram há uma semana, este é o maior até ao momento. Milhares de funcionários públicos de todo o estado de Wisconsin, professores, bombeiros, estudantes, milhares de trabalhadores do sector privado, escolas fechadas e polícias à procura de deputados ausentes. Os manifestantes ocuparam o Capitólio, bloquearam as portas e fixaram-se nas galerias  com palavras de ordem de “liberdade, democracia, sindicatos!”.

Exibem cartazes de protesto :  "Protesto como um egípcio" 

"Se o Egipto pode ter democracia, por que não Wisconsin"


Cerca de 75.000 pessoas protestaram no último sábado, em frente ao Capitólio da cidade de Madison, capital do Estado de Wisconsin, Estados Unidos, contra os cortes sociais propostos pelo governador republicano Scott Walker.  

Para combater o défice orçamental o governador pretende reduzir os gastos com a educação e impor uma redução efectiva de 20% no salário dos funcionários públicos. A intenção do governador é também eliminar o direito de negociação adquirido pelos funcionários públicos desde 1959.

Nos próximos dias manifestações de apoio aos manifestantes de Wisconsin serão realizadas no Nevada, Carolina do Norte e Montana, entre outros, bem como protestos em todos os estados que se preparam para aprovar medidas idênticas.

Para muitos, como o Nobel da Economia Paul Krugman, colunista do New York Times, a proposta de Walker é um sério ataque contra direitos democráticos conquistados nos últimos 50 anos. 

O senador democrata de Wisconsin, Bob Jauch. diz: "O que está a acontecer no Wisconsin é o fim do processo democrático." 







Em qualquer parte do mundo: The People United Will Never be Defeated!


2 comentários:

  1. Parabéns Kaleo, gosto de ler os teus posts.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado J.Pedro, também gosto de te ver por aqui. Volta sempre.

    ResponderEliminar