9 de março de 2011

Dia 12 eu vou lá estar! Abaixo a precariedade!


Já neste blog foi vertido muito fel contra as manifestações dos precários que vão decorrer no próximo dia 12 de Março. Eu pela minha parte vou lá estar. As coisas no nosso país parecem estar a mudar e os sinais de insatisfação e radicalização são cada vez maiores (a vitória dos Homens da Luta é um deles). A mudança radical que o país precisa não se vai fazer só com os que há trinta anos descem a Avenida da Liberdade no 25 de Abril e sobem a Almirante Reis no 1º de Maio. Claro que também não se vai fazer sem eles.

Como é bem sabido é na rua que o povo avança e não fechado no Campo Pequeno ou na Alfândega do Porto. O dia 12 pode vir a marcar uma mudança profunda no panorama do movimento social em Portugal. Uma geração que não se sente representada pelos sindicatos e pelos partidos começa finalmente a mobilizar-se, e tentar colar a esta gente um rótulo de anti-comunista, oportunista, preguiçosa e outros mimos é falhar completamente o alvo. A luta é um processo, e o que está a acontecer é que gente que nunca lutou está agora disposta a fazê-lo. E vai começar a fazê-lo com todas as contradições, limitações, amadorismo, inexperiência de quem nunca passou pela escola dos partidos ou dos sindicatos. De certa forma ainda bem, porque de missas e procissões já estamos todos um bocado cansados (a luta é alegria!). Por isso a obrigação de qualquer pessoa de esquerda é estar lá, ajudar a construir a mobilização, aprender o que há a aprender com esta gente, influenciar o movimento e participar na construção de uma grande luta que ponha fim ao regabofe da finança e do centrão.
Dia 12 vamos fazer de Lisboa o novo Cairo (e do Porto a nova Alexandria já agora...).
Todos à rua no dia 12!
Viva a luta!


1 comentário:

  1. Se vamos fazer de Portugal um pequenino Egipto? Não sei.
    Mas que a CIA andará a distribuir, cá pelo burgo, daquelas pastilhas mágicas que falavas ... Disso já me começo a convencer.
    Para que a ilusão não se prolongue e com ela cresça a tua futura desilusão, proponho-te uma pequena experiência.
    Dia 12, vai buscar a bandeira do bloco que tens guardada lá em casa e sai com ela à rua. Desfralda-a orgulhosamente ao vento, e verás a mudança que o mesmo te trará.

    ResponderEliminar