9 de dezembro de 2010

Estudantada protesta em Londres





Em Londres os estudantes estão a manifestar-se contra o aumento das propinas e devo dizer que a situação parece horrorosa. Chegaram ao ponto de pontapear o carro de Sua Alteza o Princepe Carlos. A pobre Camila deve ter ficado nervosíssima com estes brutos todos à volta da limusine. Os pobrezinhos iam ao teatro e lá ficaram com a noite estragada como muito oportunamente nos informa o Diário de Notícias.

Não percebo porquê tanto barulho. Afinal de contas nem todos podem ser doutores e se não têm nove mil euros para pagar as propinas também dificilmente terão algum nível para ter um curso. Uma pessoa vê estes videos e aquilo é um horror de gente mal vestida, pessoas de étnias e credos que certamente só contribuem para baixar o nível do ensino superior. Ao menos com umas propinas mais altas sempre se filtra alguns destes elementos.

E depois aqueles cartazes sobre trabalhadores e estudantes unidos é uma coisa tão demodé. Felizmente já quase não há trabalhadores em Inglaterra, como em qualquer país evoluído quase toda a gente pertence à classe média.

Por cá é que nunca se viu nada assim e provavelmente nunca se verá. As associações de estudantes são dirigidas por jovens responsáveis e com cabeça, tanto que não me espantaria que alguns cheguem a deputados ou ministros. Que deus os guie.

2 comentários:

  1. Estudantes britânicos furiosos porque consideram que estão a pagar um pesado tributo à crise, que obrigou o governo a efectuar drásticos cortes orçamentais. Já eram os estudantes europeus com propinas mais caras, mas a partir de agora, para muitos, torna-se simplesmente impossível continuar a estudar.

    Os jovens queixam-se:
    “Se quisesse ir para a Universidade não podia porque simplesmente não posso pagar. Nove mil libras por ano (7170 euros) é ridículo”.

    “Se fazemos um empréstimo temos de o pagar até ao resto da vida, e a educação devia ser gratuita”.

    ResponderEliminar
  2. Mariazinha... Antonieta?
    “...étnias e credos que certamente só contribuem para baixar o nível do ensino superior... ”(??), “...trabalhadores e estudantes unidos é uma coisa tão démodé...”(???). Estes são comentários saídos do século 18, de alguma múmia snobe fugida do “Ancien régime” que ainda não percebeu que está morta e enterrada, e pior: que não tem mais cabeça!

    ResponderEliminar