29 de janeiro de 2011

"48"



Esperamos a sua estreia nas salas portuguesas.

“48” é um documentário de Susana de Sousa Dias, sobre a tortura no Estado Novo em Portugal. 
Venceu o Prémio Opus Bonum para Melhor Documentário Internacional no Festival Internacional do Filme Documentário de Jihlava, na República Checa.
O último prémio conquistado pelo documentário foi o FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica, no Festival Internacional do Documentário e Cinema de Animação de Leipzig, na Alemanha, que decorreu de 18 a 24 de outubro último.
Além daqueles galardões, “48” já foi contemplado com o Grande Prémio do Cinema du Réel, em França, e vai competir noutros festivais internacionais, nomeadamente em Turim (Itália), Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) , Istambul (Turquia), Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colómbia), Belo Horizonte (Brasil), Milão (Itália) e Leeds (Reino Unido).
Susana de Sousa Dias, é realizadora de “Processo-crime 141/53 – Enfermeiras no Estado Novo” (2000) e “Natureza Morta” (2005), em “48”voltou ao período do Estado Novo para falar dos antigos prisioneiros da PIDE, polícia política dos regimes de Salazar e Caetano.
O documentário integra testemunhos de entrevistas realizadas pela realizadora, sobrepostos às imagens a preto e branco tiradas na época por agentes da PIDE às pessoas que foram presas e torturadas.



Sem comentários:

Enviar um comentário