26 de fevereiro de 2011

A China ultrapassa o Japão e passa a segunda maior economia do mundo


Já era esperado por todos, a China ultrapassou o Japão em 2010 e passou a segunda maior economia do mundo, os dados divulgados durante o ano passado vieram confirmar as previsões, daí este facto assinalável, não causar nenhuma surpresa.

Um facto interessante é que a economia do Japão está em recuperação, cresceu 3.9% em 2010, o primeiro crescimento anual dos últimos três anos, mas não chegou para o enorme crescimento da economia chinesa. Apesar de terem sido durante 42 anos a segunda economia mundial e perderem esse lugar para a China, os responsáveis japoneses encaram isso como uma oportunidade. A procura sustentada do país mais populoso do mundo é vista como uma boa perspectiva de crescimento para a economia do Japão, que continua a depender da procura externa para se desenvolver, podendo subir a produção interna, as exportações e promover o turismo.

O Japão actualmente exporta mais produtos para a China do que para qualquer outro país. Os envios para a China correspondem a 19,4% das exportações totais no ano passado, enquanto que os EUA contam com 15,4%. A China é o maior mercado mundial de automóveis e o maior consumidor de energia. Em quatro anos ultrapassou a economicamente a Alemanha e o Japão, tem agora como objectivo superar os Estados Unidos já em 2020, o que é sem dúvida assinalável. 


      Comparação gráfica das duas economias nos últimos 50 anos




2 comentários:

  1. O crescimento da economia chinesa é só bom para o Japão e para toda a Ásia!

    ResponderEliminar
  2. Penso que é fundamental para toda a Ásia.

    ResponderEliminar