30 de abril de 2011

Ciao Banda Bassotti, salut Babylon Circus



Banda Bassotti, formação musical nascida em 1981, num bairro operário da periferia de Roma e no seio do movimento Red Skin, com um constituição originalmente composta somente por trabalhadores da construção civil.

Significando em italiano Irmãos Metralha, Banda Bassotti, produz um muito “materialista” som ska, punk e Oi, em que a estética perde em favor da força das palavras e das ideias. Sem constrangimentos quanto à sua origem, sem pudor quanto à simpatia por diferentes projectos e/ou movimentos comunistas do séc. XX e por tudo o que ajudaram a conquistar e construir! É património que qualquer revolucionário deve orgulhosamente assumir e que cantado em italiano se traduz concerteza, na melhor banda italiana de ska/punk.

Não existirá agrupamento com tão evidente consciência de classe, disposto a roubar espaço ao campo da produção mais ou menos burguesa do punk, na perfeita sublimação do ideal de que a música é para o povo, mas sobretudo é e será sempre do povo.

As músicas aqui apresentadas "Stalingrado", "Figli della stessa rabbia", "Bella ciao", e muitas outras, são tidas como clássicas da banda. O seu último álbum "Viento, lucha y sol" foi muito elogiado pelos apreciadores, mas por terras lusas não chegou a ver a luz do dia.

Ficam connosco, não ficam Maria?

Vamos agora dar lugar aos franceses Babylon Circus, considerados por muitos e apenas como a melhor banda ao-vivo da actualidade. Vamos viajar Maria?

1 comentário: